Arquivo |
 |
Documento confirma versão de prefeituráveis de que poderiam levar apenas 10 assessores para plenária na Acirp |
Documento da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto (Acirp) com as regras da plenária promovida pela entidade confirma a versão de que cada candidato a prefeito poderia levar no máximo 10 acompanhantes para o encontro realizado na última terça-feira. Regra que não teria sido respeitada e motivou a debandada dos prefeituráveis de oposição a Valdomiro Lopes (PSB), que levou entre 100 e 200 simpatizantes para o debate.
“O público da reunião será formado por empresários associados à Acirp, mediante apresentação de convite. Cada coligação tem direito a 10 convites para participação no evento”, diz regra entregue pela presidente da entidade, Adriana Neves, aos candidatos.
Ontem, a presidente da entidade afirmou que a entrada para o evento era livre. “Enviamos os 10 convites para o candidato usar como deferência especial para alguém. Não estabelecemos que o convite era imprescindível”, afirmou Adriana, que se disse “chateada” e “abalada” com o ocorrido.
Ela afirmou ainda que a entidade disponibilizou três seguranças – dois homens e uma mulher – para impedir a entrada de bandeiras, instrumentos de músicas e apitos no auditório. “Mas não tinha como checar se a pessoa era empresário ou correligionário.” Adriana suspeita que os quatro candidatos que debandaram – Maurício Bellodi (PV), João Paulo Rillo (PT), Manoel Antunes (PDT) e Marcelo Henrique (Psol) – “aproveitaram o episódio para criar um fato.” “Todos tinham mais de 10 assessores lá.”
Repercute
Ex-presidente da Acirp, Bellodi rebateu a versão da sua sucessora, a quem apoiou. “Cada candidato recebeu 10 convites. Eu fui com quatro assessores. O Valdomiro levou pelo menos 100, alguns uniformizados. A gente começava a falar e vaiavam. Não tinha condição. Se era para levar claque tenho cabo eleitoral contratado. Poderia ter levado”, afirmou ele, que não acredita em má-fé da Acirp. “Prefiro acreditar que tiveram dificuldade em controlar a entrada.”
“Sou cumpridor de regras. Tem um documento que diz o contrário. Se resolveu tornar aberto deveria ter nos comunicado”, continuou o verde.
Rillo considerou a plenária “um grande circo armado” para Valdomiro. “Não foi em nenhum debate e infelizmente deu essa mancada.
Não tinha a menor condição de conversa. Não tinha nem empresário lá para debater.” O mesmo disse Marcelo. “A própria Acirp não cumpriu a regra que criou. O próprio Bellodi, ex-presidente, se sentiu desconfortável. O acompanhamos.” Valdomiro e Antunes não se manifestaram sobre a polêmica.