Janio de Freitas Sobre as Privatizações do PT

NO AR
Mal mesmo, muito pior do que o PT, com os negócios do governo envolvendo os aeroportos de Brasília (674% acima do valor mínimo de leilão), Guarulhos (373%) e Viracopos (160%), ficam a Infraero e o setor militar que a controlou por tantos anos, com os piores resultados em todos os sentidos.
Os ágios bilionários comprovam que a exploração de aeroportos, não só no exterior, é negócio de lucros estupendos. Só aqui foi arrasador. Por quê? Porque o Estado não deve ter e controlar aeroportos. São muitos os países e aeroportos que o desmentem. Ou por incompetência e outros problemas dos que impuseram, como militares e por improvados motivos militares, o domínio da Infraero e sua máquina de faturamento?
Devem ser vários os motivos que têm levado tantos jornalistas a chamar de privatização o negócio feito com os aeroportos e malhar o PT, que a teria feito depois das furiosas recusas a privatizações. Mas nem o governo é petista, como o de Lula não foi, nem o PT é mais PT: é um contingente de uso parlamentar do atual governo, assim como no anterior, sem influência em nenhuma política de governo.
Um longo segmento daqueles jornalistas integra a corrente dos nostálgicos do neoliberalismo, e, para eles, chamar de privatização o caso dos aeroportos é um modo de militância -aliás, constante.
Nenhum aeroporto foi privatizado. Nenhum passou a ser propriedade privada. Ninguém compra um aeroporto por 20 ou 25 anos. Foram feitas concessões para exploração a prazos determinados e, em princípio, prorrogáveis. O dono continua sendo o Estado.
Tal como se dá com canais de rádio e TV, com linhas aéreas, com certas explorações minerais e tanto mais. Mas é bom que os neoliberais se divirtam um pouco, esquecidos dos telefonemas, dos precinhos e outros truques das suas reais privatizações, e se esqueçam um pouco dos sucessos que não esperavam nos adversários.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s