Por que se fala tanto no Edinho Araújo?

Luciano Alvarenga
Rio Preto

Desde que deixou o poder municipal em Rio Preto em 2008, a figura do ex-prefeito Edinho Araújo é mencionada, citada, discutida e, dia sim dia não, ameaçada com novas CPIs na Câmara Municipal. De repente, os vereadores, tomados por consciência que não tiveram nos 8 anos de administração do antigo prefeito, levantam dados, desconfiam de números, remexem papéis, gritam a necessidade de investigações, aludem a pornografia de contratos não cumpridos, enfim, legislam mais a administração que passou do que a atual.
A pergunta é: por que o Edinho Araújo, que terminou o seu mandato com grande apoio popular e com o apoio da maioria da Câmara, agora se transformou no demônio que precisa ser exorcizado?
Vamos aos fatos. O grupo de Valdomiro Lopes ganhou esta eleição depois de ter perdido três outras; duas para o Edinho e uma para o Caboclo. Perdeu e perderia novamente não fosse o apoio esquisito que Edinho mais Bolçone deram ao Valdomiro. O grupo do Valdomiro perdeu três, e perderia mais uma pelo simples fato de que este é um grupo político defasado nas ideias, atrasado em relação aos anseios da sociedade, arcaico do ponto de vista administrativo e reacionário quando confrontado com as necessidades de diálogo e democracia com os movimentos sociais e a sociedade.
Ainda que João Paulo Rillo tenha ido ao segundo turno com chances de ganhar a eleição em 2008, a verdade é que o PT teria imensas dificuldades de governar a cidade, isso porque este partido carece de quadros e lideranças suficientes para estar à frente de uma cidade do porte e das exigências de Rio Preto. Lamentavelmente, o PT local não conseguiu, em função das lutas fratricidas dentro do partido, construir uma base sólida de quadros técnicos e políticos que pudessem ocupar o poder na cidade. Essa questão está ligada também ao fato de que o PT bloqueou a emergência de novas lideranças e não conseguiu equacionar o poder com as existentes. O resultado é que o PT na cidade é um partido de dois políticos, não coincidentemente pai e filho. Deste mal, aliás, vivem o PT e o PSDB estadual. Basta ver o lançamento exótico da candidatura do Mercadante (PT) ao governo e da natimorta candidatura do ilustre desconhecido Aluísio Nunes (PSDB). Basta dizer que Mercadante e Aluísio não são exatamente as novas gerações destes partidos.
Voltando ao plano municipal, o fato é que de um lado, no poder, um grupo político ultrapassado, liderado pelo Valdomiro, longe das demandas mais modernas da administração e da política nacionais, e no poder exatamente pela vacância de novas lideranças, e por outro lado, o mais destacado político da nova geração local, João Paulo Rillo, falando quase sozinho na cidade por falta de pares, seja no próprio partido, como em outros.
A eleição do Edinho em 2000 evidenciava não apenas a decrepitude política de Manuel Antunes, mas fundamentalmente o fato de que a cidade já importava nomes da região para preencher a lacuna de lideranças locais. Nesse sentido, a vitória de Valdomiro Lopes em 2008 é a ressurgência do velho e do inadequado que ocupa espaço numa cidade incapaz de gerar novos nomes e lideranças.
Aqui eu volto ao início do texto, a tentativa de muitos, e mais que suspeitos políticos, somados a um e outro oportunista de “queimarem” ou mesmo impossibilitarem o nome político de Edinho Araújo na cidade, é um estratagema para matarem a única liderança que apareceu em Rio Preto nos últimos tempos capaz de renovar hábitos e práticas da política local, ou pelo menos propor novas agendas e nomes.
Por último, se o Edinho não é nenhum moço ou santo, é sem dúvida uma evolução em relação ao que aí está; mais, a insistência de investigar a administração passada é uma maneira de jogar fumaça na administração atual (ex: garagem subterrânea), desviar o olhar a respeito do que está acontecendo, e o que está acontecendo?
– A implementação arbitrária de um projeto particular que beneficiará um grupo minúsculo de pessoas, não necessariamente da cidade, que há pelo menos três eleições assediavam o poder em Rio Preto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s