Na solidão do mundo

Fernando Daguano/ Correspondente do Cama de Prego em Londres

Solidão
Um amigo espanhol me mandou uma mensagem dizendo assim: “Você ficou sabendo do brasileiro que se matou hoje? Ele tinha 30 anos e se jogou nos trilhos do metrô londrino”.
Fiquei preocupado, liguei para todos os meus amigos e depois vi que não conhecia o rapaz.
Mas isso não saiu da minha cabeça.
Muitas são as razões para uma pessoa tirar a própria vida. Se é certo ou errado não sei e, não quero entrar nesse assunto.
Mas dessa vez, quero falar sobre como o clima pode determinar o nosso sentimento.
O frio chegou a Londres, as árvores já estão sem folhas e a noite agora vem mais cedo. Quatro horas da tarde já está escuro.
Esse tempo, que até parece ser romântico para alguns, pode explicar muitas coisas.
Dizem que os ingleses são pessoas frias, não demonstram sentimentos e por aí seguem os estereótipos.
Mas só agora consigo entender esse povo.
No frio, no escuro, as pessoas procuram se isolar, nada de demorar pra ir pra casa e quando chove então, nem os pés a gente cogita em por para fora.
Tenho me sentido deprimido, triste às vezes. Quando fui buscar dentro de mim os motivos, encontrei a resposta no clima.
Conversando com um amigo que mora em Londres há sete anos, confirmei o que pensava. O frio realmente nos deixa tristes. O que é sentido ainda mais por brasileiros acostumados com a fartura de sol.
Mas isso não acontece porque os termômetros despencam. Esse sentimento vem com a solidão que o frio proporciona.
Muitas vezes não conseguimos ficar sozinhos com a gente mesmo. Nem sempre a companhia que carregamos nos nossos momentos vazios é bem vinda.
Flávio Gikovate, no livro “Ensaios sobre o amor e a solidão” diz que a solidão é de algo que o ser humano necessita para se conhecer.
Mas será que realmente sabemos lidar com ela?
Fica a pergunta!
Deixe um comentário

